Efraim Nigri, 
nosso diretor de culto, é o responsável por esta sessão

 


 

 

 

Leituras da Torah dias da semana, Shabat (1º ciclo) e Minchá de Shabat 5777 (2016-2017).

Para uma noção de como se realizam as leituras semanais da Torah,
 que seguem o ciclo trienal, como fazemos na CJB, clique nos links abaixo:

The Triennial Torah Reading Cycle - Rabbi Richard Eisenberg

A Complete Triennial Cycle for Reading The Torah
Arquivo em formato PDF, que mostra a estrutura de todas as leituras semanais, definindo cada uma das sete aliot, além da leitura do Maftir.

Como existem os Shabat com Mehubarot (2 parashot sendo lidas na mesma semana), a definição de cada aliá na leitura semanal, torna-se um pouco mais complexa.
Existe, entretanto, no endereço abaixo, as leituras de cada parashá semanal, desde 2004 até 2006, considerando o ciclo trienal de leitura, com todas as aliot também definidas, além das respectivas Haftarot.
Interessante que a cada Parashá mostrada, na parte inferior do vídeo, tanto à esquerda quanto à direita, existe um link automático com a Parashá, tanto da semana seguinte, como da semana anterior.

http://www.hebcal.com/sedrot

Gostaríamos de chamar a atenção, para as leituras de Shabat que se superpoem com outros eventos, como Rosh Chodesh ou Mahar Chodesh (véspera de Rosh Chodesh) ou Chanucá, etc.
Normalmente, olhando-se na parte inferior de cada parashá, existe um Comentário, que chama a atenção para este fato, alterando a leitura de alguma aliá, como por exemplo, o Maftir de Shabat em Rosh Chodesh, além da própria Haftará, que deve ser a de Rosh Chodesh.
Além disso, existem alguns casos mais complexos, em que pode ocorrer coincidência de três eventos, como por exemplo, Shabat, Chanucá e Rosh Chodesh.

Para estes casos, segue abaixo,  um texto obtido da Internet, que contém os Holidays Torah Readings do Ciclo Trienal, para todas a leituras dos principais eventos religiosos, como Rosh Há-Shaná, Kipur, Sucot, Chanucá, Pessach, etc., além de algumas superposiçõ
es.

Triennial Cycle - HOLIDAYS


Arquivos em formato PDF