Sobre nós

Sobre Nós

A Congregação Judaica do Brasil (CJB) foi fundada em maio de 1989 como a primeira sinagoga Conservadora e igualitária do país, permitindo que homens e mulheres participassem juntos dos serviços religiosos.

Inicialmente, o grupo do Rabino Nilton Bonder usava espaços itinerantes e recebeu sua primeira Torá do World Council of Synagogues. Em 1990, adquirimos a sede na Rua Professor Milward, reformada em 1994, e a arquitetura da sinagoga conta com contribuições de Burle Marx, Hélio Peregrino e Antônio Bernardo, com projeto do Ivo Mairenes.

A CJB cresceu com o apoio do Midrash, na área cultural. A congregação se consolidou sob a liderança do Rabino Nilton Bonder, focada na vida comunitária e celebrações criativas. A existência do único minian matinal diário entre as sinagogas liberais no Brasil e os serviços das Grandes Festas, que são os maiores do Rio de Janeiro, destacam nossa importância.

O Rabino Nilton Bonder  e o Rabino Dario Bialer são os Rabinos da CJB.

Nossa missão é perpetuar a sinagoga e transmitir nossa cultura, valores e religião às novas gerações, de “le dor va dor” (de geração em geração), como fizeram nossos antepassados.

Rolar para cima
Abrir Whatsapp
Olá, precisa de ajuda?
Envie uma mensagem e fale conosco pelo Whatsapp.