História  Estrutura
Localização (CJB) Highlights
   

 

HISTÓRIA

Fundada em junho de 1989 a CJB compunha-se do amalgama de dois grupos -- egressos da ARI que acompanhavam o rabino Nilton Bonder e ativistas da Barra da Tijuca que buscavam a criação de uma Sinagoga e de um primeiro centro judaico na Barra.
A CJB foi este primeiro centro, seguindo-se logo depois o Clube Adolpho Bloch e a Escola Liessin/S. Aleichem.

Inicialmente o grupo que acompanhava o Rabino Nilton Bonder utilizou espaços itinerantes tal como a ASA (Associação Scholem Aleichem) e o Lar da Velhice de Ipanema. Lá foi recebida a primeira Torá da sinagoga cedida pelo World Council of Synagogues.
A primeira sede à rua Conde D'e foi utilizada por pouco mais de um ano. Foi então efetuada a compra da sede na Rua Prof. Milward em 1990 e uma reforma no ano de 1994.
Grandes encontros com a presença de Reb Zalman foram realizados em Buzios, Mauá e no Rio de Janeiro.

TOPO

ESTRUTURA

A Congregação Judaica do Brasil é afiliada ao World Council of Synagogues e ao Network of Jewish Renewal Communities.
Conta atualmente com 440 famílias associadas. Dispõe de presidente, vice-presidente e um conselho formado por 6 (seis) indivíduos todos eleitos de 2 em 2 anos. A presidência elege para cada mandato diretorias específicas.

TOPO

LOCALIZAÇÃo (CJB)

A CJB situa-se na Barra da Tijuca, em área conhecida como "Barrinha".

Para chegar siga as seguintes indicações:

Auto-Estrada Lagoa-Barra até o último túnel, quando se descortina a vista da Barra. Dobre a primeira à direita ( Rua Maria Luisa Pitanga)
Importante: não desça o viaduto. Siga em frente até o Largo da Barrinha junto ao Bar do Oswaldo.
Dobre a direita junto com o trânsito que sobe da Barra para o Joá (Estrada do Joá).
Na primeira rua vire à esquerda na A. Fleming, cruze a Av. Vitor Konder com cuidado. Dobre a primeira a direita, Rua Prof. Milward e dobre novamente a primeira a direita, na rua Correia de Araújo.

Alternativa: Vindo pelo Joá, no momento que divide a pista e se torna mão única (já na Barrra), entre na primeira à direita, Av. Vitor Konder, dobre a primeira a direita, Av. Flemming,dobre a primeira a direita, Rua Prof. Milward e dobre novamente a primeira a direita, na rua Correia de Araújo.

Nossos Telefones - (21) 2492-1260 / 2493-5735

E-mail: cjb@cjb.org.br

TOPO

HIGHLIGHTS

A SINAGOGA tem projeto arquitetônico de Ivo Mareines.

FACHADA - A estrutura externa da CJB possui piras que podem ser acesas para marcar a festa de Chanuca.


COLUNAS - As colunas da sinagoga foram revestidas com painéis do artista e paisagista de renome internacional, Burle Marx. Estas são suas últimas obras em vida, dedicadas à sinagoga para marcar sua descendência judaica pelo lado paterno.


ARCA - A arca sagrada (aron ha-kodesh) e a mesa de leitura da sinagoga foram produzidas pelo artista e decorador Helio Pelegrino. 


CHAMA ETERNA - A chama eterna (ner tamid) foi desenhada e executada pelo designer Antonio Bernardo. Representa uma estrela de David em 3D. Sua estrutura superior é vazia representando a dimensão celeste, a inferior é uma pedra única de âmbar que em sua solidez representa o mundo físico, terreno. 


YIAD - O objeto ritual utilizado para a leitura do pergaminho da Tora (Escrituras) é conhecido pelo nome de yiad (mão) por ter o formato de uma mão. O artista Antonio Bernardo desenhou exclusivamente um yiad que reproduz uma mão feminina ao invés de uma mão masculina comumente utilizado. A intenção é marcar a característica marcante de nossa sinagoga de ser igualitária, com participação sem privilégios de homens e mulheres. É a única da qual se tem notícia com essas características.


ASSOALHO - O chão da sinagoga é uma composição de madeira que assinala a figura das Sefirot (Árvore da Vida) como na página inicial de nosso site. A sinagoga foi desenhada pelo arquiteto Ivo Maireines para compor em Keter a Arca Sagrada, em Da'at a Bima (mesa de leitura) e Malchut a entrada da sinagoga. Diagramas do chão estão afixados nas paredes.

MIKVÁ - O local de nosso banho ritual está junto a nossa piscina. A água, no entanto, é colhida diretamente da chuva por um sistema em nosso telhado. No momento de utilização da Mikvá um sistema aciona a entrada e saída de água para que esta seja de água corrente.


TOPO