GUIA PARA GUARDAR O SHABAT

Reb Zalman Schachter Shalomi


 

 

1. A mente deve ser tomada por uma urgência. Logo será Shabat! Você deixa de comer uma refeição completa no almoço para Ter a chance de ficar com fome e não so-mente com apetite. E também sua a camisa. Segundo alguns autores espirituais, este suar da camisa é considerado uma forma de purificação.

2. Limpe a casa, mesmo que já esteja limpa ou com pouca coisa para arrumar. Tome um banho em honra do Shabat, barbeie-se ou arrume o cabelo. Se puder, dê um mergulho no mar, num lago ou numa piscina.

3. Agora, desacelere deliberamente. Cantarole uma melodia devagar. Mude suas rou-pas, escolha coisas que você nunca usa a não ser no Shabat. Reserve algum dinheiro para tsedaká (doação) para ser dado numa esquina, como quiser, antes de acender as velas de Shabat.

4. Sente-se num lugar onde possa ficar sozinho, sem falar. Faça uma teshuvá (retorno a D'us) pela semana. Deixe os eventos da semana desfilarem perante os olhos de sua mente. Separe o que foi bom do que foi ruim, apresente o que foi ruim a D'us e peça perdão. Se há alguém com quem você tenha se zangado durante, procure-o, peça desculpas, reconcilie-se com D'us e os humanos. Respire fundo, recorde um pouco mais e centralize-se no estado parassimpático de consciência. Tenha o cuidado de mudar seus sentidos para o clima de Shabat. Pratique o que A.J.Herschel chama de assombro radical: veja as coisas cotidianas com a aura de milagre que elas têm.

5. Acenda as velas, estude um pouco de Torá. Se uma personagem histórica o intriga especialmente, imagine-a como uma convidada em espírito.

6. Aceite sobre si a regra de não falar sobre coisas do dia-a-dia, sem formalidades e nem falas predeterminadas. Se possível, passe a falar em hebraico. Franz Rosenz-weig achava esta prática de "sem o discurso habitual" especialmente útil para o Shabat.

7. Chegue cedo no trabalho e, antes de começar, reze para que tenha capacidade de servir a D'us durante o serviço.

8. Sirva - participe - responda - leia para fora e para dentro. Dirija-se a Ele. Nos mo-mentos de silêncio fique passivo e não force nenhuma meditação sobre o Shabat. Es-te forçar você pode fazer durante a semana. Permita que a liturgia fale por você.

9. Faça o kidush (santificação do tempo do Shabat sobre o vinho). Beba o vinho como um presente especial das mãos da Mãe Shabat. Quando se sentar à mesa, lave as mãos e coma um pouco de chalá (pão trançado) depois da bênção. Considere o ato de comer como uma mitzvá, um ato sagrado, mergulhando primeiro o pão em sal. Coma falando pouco, a não ser sobre coisas que tenham a ver com Shabat, a Torá e a oração. Cante vagarosa e agradavelmente. Durante a refeição, tenha a intenção de ser como um sacerdote que oferece os reinos minerais, animal e vegetal a D'us. I-magine que você é a oferenda e que a mesa é o altar. Aprecie a comida mastigando devagar e dê graças por este sentido de prazer que D'us nos deu.

10. Cante algumas canções tiradas do livro de rezas. Então recite a bênção após as refei-ções devagar e com gratidão. Esteja presente em cada palavra que pronunciar. Dê um passeio silencioso com um amigo.

11. Quando a noite terminar, faça suas preces de antes de dormir. Uma vez que você pronuncie as palavras "em Suas mãos", não fale novamente até acordar na manhã seguinte. Em pensamento, dê graças a D'us pelo seu Shabat até agora. Deite-se para um sono relaxado e tenha a consciência, todo o tempo, de que você está sendo em-balado pelos "Braços Eternos".

SIM
NÃO
   
1. Faça suas compras de gêneros básicos na quinta-feira. Reserve a Sexta-feira apenas para as compras de alimentos especiais de seu agrado e de sua família.
1. Faça qualquer coisa relacionada com sua vida profissional. Isto inclui leitura obrigatória, cumprimento de obrigações sociais indesejadas, deveres de casa para crianças, qualquer preparação para o trabalho, além do trabalho em si.
2. Fique em casa. Passe tempo de qualidade com a família e os amigos íntimos.
2. Gaste dinheiro. O ambiente de Shabat é melhor preservado quando há completa separação da cultura comercial.
3. Celebre com outras pessoas à mesa, na sinagoga, com a comunidade/Havurah ou com aqueles com os quais melhor pode compartilhar seu apreço pelo mundo de Deus.
3. Faça negócios. Não telefone para seu corretor, não responda a anúncios, não pague contas. Relaxe: tudo isto pode esperar.

4. Estude ou leia alguma coisa que lhe edifique, lhe desafie ou lhe faça crescer.

4. Viaje. Especialmente longas distâncias que envolvam aeroportos, hotéis e situações comerciais afins. Distancie-se de encontros onde as pessoas possam lhe desejar “Tenha um bom dia”.
5. Fique sozinho. Reserve algum tempo para si mesmo. Volte-se para dentro de si, revendo sua semana e perguntando onde você está em sua vida.
5. Utilize entretenimento enlatado comercial. Crie situações em que você fique cara a cara com aqueles à sua volta, ao invés de juntos mas defronte a uma tela onipotente.
6. Marque o início e também o final deste tempo sagrado com o acender das velas e o kidush na Sexta-feira à noite e a havdalah no Sábado à noite.
   
MENU