MINI-GUIA : 17 TAMUZ E TISHA B' AV

17 TAMUZ

O dia 17 de Tamuz (em 5763 corresponde a 17/07/2003) marca o início da destruição de Jerusalém (quebra dos muros da cidade), que culminou com a destruição do Templo em 9 de AV (Tisha B' Av), correspondendo, em 5763, à noite de 06/08/2003 e 07/08/2003.

O dia 17 de Tamuz é um dia de jejum, que se inicia com o nascimento e termina com o por do sol, mas se fazem as atividades normais do dia-a-dia.

A reza de Shacharit é feita normalmente como nos dias de semana, sendo que na repetição da Amidá é acrescentado o parágrafo ANEINU, que se encontra na página 31 do livro diário.
Após a Amidá, é recitado o Avinu Malkeinu, e logo a seguir, é dito o Tachanun.
Em seguida é lida uma parte específica da Torá, referente aos dias de jejum público, com 3 aliot, sendo feita a mesma leitura, tanto no Shacharit quanto na Minchá.
As leituras são de Exodus, Parashá Ki-Tissa A 1ª. Aliá , Cap. 32 Vers. 11 ao 14. A 2ª.Aliá, Cap. 34 Vers. 1 ao 3 . E a 3ª. Aliá, Cap. 34 Vers 4 ao 10. O início destas leituras se encontra na pág. 157, Ed. Antiga da Lei de Moisés, ou pág. 260, Ed. Nova, ou pág. 952 do Artscroll.
Somente na Minchá, após a terceira aliá, é lida a Haftará específica das tardes de jejum público, que se encontra na página 633 da Lei de Moises, Edição Nova, ou na página 952 do Astscroll.
Após a leitura da Torá, conclui-se o serviço como nos dias de semana.

Se o dia 17 Tamuz coincidir com o Shabat, ele é transferido para o domingo.

As 3 semanas seguintes, consideradas como de luto, não se realizam festas, como casamentos e Bar/Bat- Mitzvot. O último Shabat destas três semanas é chamado de Shabat Chazon (Visão), nome com que começa a Haftará deste Shabat.

 

TISHA B'AV - 9 de AV

Esta é a data mais triste do calendário judaico, data da destruição do primeiro e do segundo Templos, também marcada por jejum, que se inicia na noite de 9 de Av e termina ao pôr-do-sol do dia seguinte. Se cair em Shabat, é transferido para domingo.

Maariv
Os congregantes normalmente retiram seus sapatos de couros, como mais um sinal de luto por este dia. O Maariv, recitado como nos dias normais, deve-se procurar fazê-lo num tom de voz baixa e melancólica.
Após a recitação do Kadish completo(Titkabel), incluindo a frase Titkabel, que se seguiu à Amida, é sugerido que os participantes se sentem no chão para a leitura de EICHA - Livro das Lamentações.
Se for Sábado à noite, não se recita a Havdalá após o Kadish completo, sendo a Havdalá transferida para domingo à noite, e as bençãos referentes às luzes e especiarias omitidas neste domingo.
Após a leitura de Eicha, recita-se a oração contida na página 57 do livro diário, a partir de VE-ATÁ KADOSH, não se dizendo o início de Uvá LeTsion.
Diz-se o Kadish completo, omitindo-se apenas a frase TITKABEL, pois como no Livro de Eicha dizemos Shatam Tefilati, entendendo que os portões das preces estão fechados, haveria uma contradição em dizer Titkabel. Em seguida, Aleinu e Kadish dos enlutados.
Sugere-se que, após o Maariv, não se façam cumprimentos efusivos.

Shacharit
A reza de Shacharit é feita normalmente como nos dias de semana, não se colocando, nem Talit, nem Tefilin, que serão utilizados na Minchá.
Na repetição da Amidá é acrescentado o parágrafo ANEINU, que se encontra na página 31 do livro diário. Após a Amidá não se diz Avinu Malkeinu, nem Tachanun. Diz-se Meio-Kadish e retira-se a Torah.
Lê-se as 3 aliots de Deuteronômio Cap. 4 Vers. 25 a 40. A 1ª aliá Vers. 25-29. A 2ª.aliá Vers. 30-35 e a 3ª. Aliá-
Maftir Vers. 36-40. Estas leituras encontram-se na pág.953 do Artscroll ou 313 Lei de Moisés Ed. Antiga ou 518 da Ed. Nova.
A Haftará - Jeremias 8:13 - 9:23 encontra-se na pág 953 do Artscroll ou pág. 632 da Lei de Moisés Ed. Nova.
Após a leitura da Torah, recita-se Ashrei, salmo Lamnatseach é omitido, Ve-atá Kadosh (pág. 57 do livro diário) e Kadish completo (Titkabel), omitindo-se a frase TITKABEL. Em seguida, Aleinu, Kadish dos enlutados, Salmo do dia e Kadish dos enlutados.

Minchá
Coloca-se Talit e Tefilin. Reza-se a Minchá como nos dias de semana. Após o Ashrei, retira-se a Torah, e lê-se as 3 aliot e a Haftará referentes aos dias de jejum público.
Na repetição da Amidá é acrescentado o parágrafo ANEINU, que se encontra na página 31 do livro diário. Termina-se a reza como nos dias comuns.
Com o dia findo, reza-se Maariv como um dia normal da semana.

O Shabat que se segue à Tisha B' Av é chamado de Shabat Nachamu (Consolo), nome com que começa a Haftará deste Shabat.

 

Menu Próximo Texto