NISSAN

é o primeiro dos meses (Exodus 12:2), conhecido como "o mês da primavera" (chodesh ha'aviv) e dos milagres (nissim), por conta da saída do Egito.

LETRA: hei. Foi com a letra hei que Deus criou o mundo.

ZODÍACO: taleh (áries-carneiroj. Representa o sacrifício de Pessach, o primeiro dos sacrifícios que realizam os hebreus.

TRIBO: Judá. O primeiro rei das tribos de Israel, por isso também é conhecido como o Ano Novo dos Reis e a partir dele se contabilizavam os anos de reinado.

SENTIDO: fala. Como Deus criou o Universo com falas, também o comando de sair do Egito evoca uma nova-Criação. "Marchem !" declara o Criador.

FESTA: Pessach

MITSVOT: seder (contar a historia da saída do Egito); não comer chametz e contagem do Omer.

Mês da primavera, Nissan permite a todos sair do Lugar Estreito (mitsraim) para um lugar mais amplo. Assim como as pessoas saem de suas casas e os animais de suas tocas depois do inverno, a sensação é de libertação. Aquele que passou pelo mar de escuridão e frio do inverno e olha desde a outra margem, emerge em gratidão e canto. Anualmente a experiência do fim do inverno traz memórias da historia de libertação coletiva, quando saímos da grande noite e nos descobrimos diante de um novo dia cheio de possibilidades.

Renovar-se é deixar para trás coisas que não se pode esperar até que "fermentem" plenamente. Este ato de desapego e de rompimento é que permite a passagem a novos espaços mais amplos, menos restritos. Aqueles que temem seguir adiante até que tudo esteja pronto e resolvido, nunca saem. Marcam passo quando a vida, a primavera ou o Criador estendem convites para que sigamos em frente.

 
 
ADAR