Parashá TERUMAH - Comentários


Shabat Shalom!

Na parashá Terumá, que estamos lendo esta semana, D´us dá instruções a Moisés para que diga ao povo que construa o Mishkán, o Tabernáculo, com as contribuições de todos que tenham um coração ´que se emocione com esse gesto`, para que ´Ele possa estar entre o povo`.


Moisés recebe minuciosas instruções sobre a construção da Arca e da Menorah, assim como todos os detalhes para erguer o Tabernáculo, um templo que possa ser transportado através do deserto.


Habilidade, kavanah, generosidade, o desapego das doações em ouro, pedras preciosas, madeira e incenso: tudo isso entra na construção do Tabernáculo, que será o ponto focal da comunidade no Sinai, o lugar de conexão, o lugar que antecede o Templo de Jerusalém, mais tarde o centro irradiador da identidade nacional e religiosa.

Em uma interpretação que nos parece importante, comentaristas enfatizam o simbolismo do Tabernáculo, dizendo que nós também precisamos construir um espaço interno que nos permita acessar dimensões mais amplas da realidade, vivenciando o mundo espiritual com mais intimidade.


´Onde está D´us?`, pergunta o Kotzker Rebbe; e ele mesmo responde: ´Em todos os lugares em que O deixemos entrar`.


O caminho da conexão espiritual tem contornos fugidios e insondáveis, mas aqueles que vivenciaram momentos de interação com o divino afirmam que isso só pode ocorrer a partir de corações que estejam receptivos e abertos. Aqueles que trazem suas oferendas para a construção do Tabernáculo (externo e interno), abrem-se à presença da Shechinah.


___________________________________________

Segundo uma outra interpretação, o Êxodo acontece em cinco etapas, dentro e fora de nós:


1. A consciência da escravidão e a travessia do Mar como um salto de fé.


2. Vagar na imensidão do Sinai como um caminho de purificação.


3. Receber a Revelação como a Reinvenção de nós mesmos.


4. A construção do Tabernáculo fazendo de nossas vidas um lugar onde a presença de D´us possa se fazer sentir.


5. A entrada no Tabernáculo estabelecendo uma conexão com o divino.


Para finalizar, podemos dizer que o Tabernáculo, internamente, é como que um alicerce fundamental na construção de nós mesmos, um espaço onde podemos acessar talentos e competências essenciais, para que sejam cultivados com carinho e dedicação e para que possamos estar presentes, por inteiro, em cada momento de nossas vidas.


Shabat Shalom!

Ricardo Redisch



PARASHÁ