PESSACH KASHER VE SAMEACH


 

 
 

O Afikoman é o antídoto ao coração empedernido do Faraó.
Representa não só a Matza partida ao meio, mas o objetivo maior de todas as técnicas pedagógicas contidas no Seder.

Partido como o coração partido o Afikoman assegura que as novas gerações não se esqueçam dos tempos de opressão e privação, que desenvolvam sensibilidade para com o sofrimento humano e que saibam que sua família e seu povo deploram qualquer forma de exploração.

Esse exercício do coração impede a formação de placas de colesterol espiritual e geram um outro tipo, positivo, que permite identidade com o estrangeiro, o oprimido e o abandonado.

Que este Seder possa ser sagrado: que a Matza não seja só Matza, mas a coragem e a decisão por mudar o coração e a partir dele o mundo; que o Maror não seja só o Maror, mas a solidariedade com o amargo do paladar de qualquer que seja a etnia, a religião, a nacionalidade, o gênero ou a espécie; que as perguntas não sejam as mesmas do ano passado, mas que sejam diferentes de todas as outras noites.

Perguntas de uma criança que nunca perguntou essas questões milenares. Crianças que de geração em geração são a esperança de uma resposta definitiva que ainda não soubemos produzir.

A CJB deseja a você, sua família e a todos os que se sentarem à sua mesa, um Pessach Kasher - que para além da observância de suas leis, inspire o libertário da data - e Sameach, alegre - que para além da alegria de compartilhar com pessoas queridas, abra portas e corações convidando ao outro que entre.

Rabino Nilton Bonder