LEMBRA-NOS À VIDA

Rabino Nilton Bonder


 

 

LEMBRA-NOS À VIDA

O Rosh Há-Shana não é um evento cronológico como o início de um novo ano faria parecer. É um evento espiritual baseado na temporalidade, ou melhor, na finitude do tempo humano. O tempo não é uma medida, mas o cenário onde se desenrolam nossas vidas. E a maneira positiva de lembrar-nos dos limites de nosso tempo é o chamado "Zoch'renu la-Chaym" - Lembra-nos à Vida.

Pareceria uma oração petitiva para que o Criador se apiedasse e nos concedesse a vida. Mas isso já foi feito e para todos os vivos não faz sentido pedir pelo que já é uma benesse oferecida. Lembra-nos, talvez, "da vida" -- da agenda da vida. Nosso olhar sobre o tempo vai sendo gradativamente conspurcado pela rotina e por nossa tendência à estagnação e ao conforto, criando uma agenda pessoal. Mas o tempo e o Criador, nada tem a ver com essa agenda. Sua agenda é a agenda da vida. E essa agenda tem as suas prioridades e as suas demandas que podem ou não corresponder a nossas agendas pessoais.

A idéia de dias de Retorno, onde voltamos à base do que nos é vital, representa o retorno e a reconexão com nossa agenda da vida. Apenas essa agenda que não tem a ver com sucesso, riqueza ou controle pode nos resgatar o encantamento pela vida e a renovação para trilharmos um caminho pelo tempo que faça sentido. Um sentido que não é racional, mas um sentido que se esgota em si, sem dependência de qualquer projeto futuro. Que nos faça viver a vida e que nos prepare para o dia no qual não tenhamos futuro no tempo.

Lembra-nos da Vida, D'us-Criador. Faze-nos voltar ao lugar de alegria profunda, de vínculo profundo, de encantamento profundo, de emoção profunda e de santidade profunda. Pois tu És a força que "Deseja a Vida" (chafetz ba-chaym). Tu És o zelador da Vida que através dos toques do Shofar, nos dá os toques fundamentais para voltarmos a harmonizar nossa agenda pessoal à agenda da Vida. Shofar que é o diapasão para apurar o que de desafinado há em nossas vidas e agendas.

Lê Shana Tova, Lê Ktiva vê Chatimá Tova
Por um ano bom;
Pela inscrição e confirmação ao bom, à vida!

Rabino Nilton Bonder

MENU