PEQUENO GUIA DE UTILIZAÇÃO DA MIK'VÁ


 

 


A mik'va da CJB está a serviço de todos que quiserem fazer uso da mesma. Achamos necessário explicar um pouco mais o seu significa, costumes a ela relacionados e o modo de operação da mesma em nossa sinagoga.

O QUE É A MIK'VÁ?

A palavra "mik'va", quer dizer "corpo ou acumulo d'agua".

Constitui-se de um banho ritual que desde tempos bíblicos era utilizado como forma de purificação. Na Torá temos instruções (Num.19) quando pessoas entravam em contato com mortos ou (Lev. 15) quando mulheres terminavam seu período menstrual de realizarem banhos rituais. O Grande Sacerdote no período do Templo também fazia uso de banhos rituais para a purificação.

Na Mish'na, tratado de Tohorot, se discutem muitas das leis relativas à mik'va.
Ela compõe-se de um receptáculo preso ao chão com volume de pelo menos 40 se'ha (aprox. 700 litros) d'agua. Este Bor receptáculo está conectado com a entrada de aguá de chuva para que a água em seu interior seja uma água com vida. No caso de nossa sinagoga temos não apenas a água da chuva que é coletada mas também um poço artesiano em processo de conexão com a mikvá.

QUANDO USAR A MIK'VÁ

1) Para mulheres no final do período menstrual.
A razão desta imersão é poder espiritualmente marcar o início de um novo período de fertilidade e reconhecer o sagrado ciclo da vida.

2) Para conversões.
A água tem um sentido de renovação muito especial. O ato de imersão como conclusão de uma conversão é simbólico da transformação ocorrida.

3) Antes do Iom Kipur
Através dos tempos se criou o costume de imersão antes do I.Kipur como forma de purificação e renovação. A idéia de um balanço de vida e da possibilidade do arrependimento fazem deste ritual uma espécie de "conversão" a uma nova maneira de ser

4) Antes do Shabat e demais Festas
Como o shabat é as vezes considerado como um pequeno I.Kipur semanal. Os chassidim desenvolveram o costume da imersão antes do shabat ou de qualquer outra festa. O mesmo sentido de renovação e purificação das pendências da semana terminada se aplicam.

5) Ao viver um momento de grande transformação na vida
Isto inclui qualquer situação desde um novo emprego, uma nova relação afetiva, etc… Um dos momentos que se consagrou em combinação com o motivo (1) foi justamente a imersão da noiva. É costume também o noivo realizar o banho ritual.

COMO FAZER:

O procedimento é muito simples:
a) Marque um horário de segunda à quinta das 9:30 até 17:00 h e sextas feiras das 10:00 até 15:00h. fazendo contato com as secretárias Suely e Valéria pelo telefone 4935735

b) Entre no local da mikvá e retire toda a roupa, relógio, jóias, tiaras, etc…

c) Neste momento a chave contendo entrada de água nova da chuva deve ser aberta.

d) Para os que estão fazendo a mik'vá por razões de conversão* e as mulheres ao final do ciclo menstrual deverão recitar a benção:

Baruch Ata Adonai Eloheinu Melech ha-Olam Asher Kid'shanu be-Mitsvotav ve-Tsivanu al ha-Tevilá.

e) Mergulhe sete (alguns costumam fazer 10 - Sefirot -- ou 12 - tribos -- ) vêzes na mik'vá lentamente. Tente a cada imersão retirar os pés do chão de maneira a ficar totalmente submerso.

f) Saia da mik'va e desligue a conexão que libera a água de chuva nova.

 

 
TEXTO ANTERIOR
MENU