BRIT MILÁ
O que você sempre quis saber sobre Brit Milah, mas nunca teve a chance de perguntar!

Álvaro Madeira - Mohel


 

 

1- Em que dia deverá ser feito o brit milah do meu filho?

Deverá ser feito no oitavo dia de vida, exceto naqueles casos em que haja alguma doença e o procedimento passe a representar um risco para a saúde da criança. Neste caso a Halachá nos isenta da obrigação de realizar o bris no oitavo dia. Logo, se a criança nasceu com bom estado saúde em uma terça-feira, o bris deverá ser feito na terça-feira seguinte. É importante lembrar que o nosso dia começa ao pôr-do-sol, portanto, se a criança nasce numa quinta-feira à noite, para nós não é mais quinta-feira e sim sexta, logo o bris deverá ser realizado na sexta-feira seguinte.

2- Se meu filho nascer no shabat, em que dia posso realizar o Bris?

A mitzváh do brit-milah está acima de qualquer outra. Se uma criança nacer de parto normal no shabat, seu bris não só poderá, como deverá ser feito no shabat seguinte. Se, por exemplo, o oitavo dia de vida cair no dia de Yom Kipur, o bris deverá ocorrer neste dia. Não existem controvérsias entre os movimentos judaicos - Ortodoxo, Conservativo e Reformista - neste ponto.

3- Se o pai é judeu e a mãe não é judia, o bris pode ser feito?

Esta é uma situação extremamente comum nos dias de hoje. De qualquer forma, o bris pode se realizado no oitavo dia de vida, mesmo neste caso. Neste caso, o bris será o primeiro passo do processo de sua conversão. Aos trezes anos ele deverá, se assim o quiser, assumir sua identidade como judeu com um banho ritual (Mikvah) diante de um Bet Din (tribunal composto por pelo menos por um rabino e dois judeus observantes). É importante que o Mohel esclareça tudo isto aos pais. Fazer o bris no oitavo dia de vida não irá, por si só, conferir o status de judeu a esta criança. É fundamental que seus pais estejam dispostos a dar uma educação judaica aos seus filhos.

4- De quem é a obrigação de realizar o brit milah?

De acordo com o Talmud, a mitzvah é do pai. Como normalmente o pai não tem condições técnicas para realizá-lo, um Mohel deve ser chamado. De fato, a maioria dos Mohalim ortodoxos e conservativos no momento da cerimônia do bris, pedem aos pais que declarem publicamente que desejam que o Mohel realize o bris, estabelecendo assim um link com esta Halachá.

5- Existe meninos que nascem circuncidados?

Na realidade, existe meninos que nascem com algum tipo de malformação, geralmente hipospádia, que leva a pensar que "a criança nasceu circuncidada". Nestes casos a pele que existe ao redor da glande não deve ser retirada, pois posteriormente ela deverá ser usada para o tratamento cirúrgico da malformação.

Faz-se nesta criança uma cerimõnia chamada Hatafat Dam Brit, na qual retira-se uma gota de sangue e prossegue-se com a parte litúrgica do bris. O Hatafat Dam Brit deve ser também realizado no oitavo dia.

6- Existe a figura dos padrinhos na cerimônia do bris? Precisam ser judeus?

Existem três figuras com este significado dentro da cerimônia do bris.

*Kvater e Kvatrin: padrinho e madrinha em Yidish. São as duas pessoas que levam a criança até o Mohel. Não é necessário serem judeus, e este número (um padrinho e uma madrinha) não é fixo. Podem ser dois homens e duas mulheres, três homens e uma mulher, três mulheres, ..., a escolha é de cada família.

*Sandek (padrinho em Grego): é aquele que irá segurar a criança enquanto o mohel estiver fazendo o bris.

É exigido que o sandek seja judeu e que esteja usando um talit durante a cerimônia.

O papel de padrinhos no judaísmo não tem a mesma conotação de outras religiões, onde em caso de morte dos pais, os padrinhos passariam a ser os responsáveis pela criança. No judaísmo é somente uma homenagem.

7- A anestesia é permitida pelas leis judaicas?

Este é um ponto que não deveria provocar nehum tipo de controvérsia entre os movimentos judaicos. A anestesia já era conhecida na época do Talmud, mas nossos sábios não fizeram declarações nem proibindo nem encorajando-a. Com este silêncio, muitas discussões ocorreram e ocorrem até nossa geração.

A grande polêmica é a necessidade ou não da criança sentir dor durante o bris. Alguns rabinos se opõem justificando que Avraham Avinu sentiu dor. Este ponto de vista é severamente criticado por muitos outros rabinos. Segundo o Rabino Ovadiah Yosef: "não existe nenhuma obrigação de haver dor durante a circuncisão".O Comittee on Jewish Law and Standards do movimento Conservativo emitiu uma responsa concluindo que é permitido o uso de anestesia durante o prcedimento do Brit Milah, deixando à critério do Mohel o tipo de anestesia a ser usada, de acordo com as necessidades de cada caso.

Pesquisas americanas recentes demonstraram que, baseando-se nos batimentos cardíacos e na intensidade do choro como indicadores de desconforto e dor, o uso da anestesia resulta num ato mais tranquilo e menos doloroso para a criança.

8- Existe alguma vantagem médica em se fazer a circuncisão?

Sabe-se que nos primeiros meses de vida as infecções urinárias são muito comuns em meninos. Meninos não circuncidados tem até 15 vezes mais chances de desenvolver infecçõs do trato urinário. Sabe-se também que quase 20% dos homens que não foram circuncidados quando réscem-nascidos, em determinado estágio da vida, precisam submeter-se a uma cirugia de fimose (postectomia). É importante lembrar, que neste caso, já não é possível um procedimento tão simples quanto ao que se faz em réscem-nascidos (a cirurgia deve ser feita num hospital, com pontos de sutura, ... - os réscem-nascidos não levam pontos!!! Além disso, mulheres casadas com homens circuncidados têm incidência muito inferior de câncer de colo de útero e os homens circuncidados não apresentam câncer de pênis.

9- Existe algum ponto negativo em realizar o bris, como perda de sensibilidade ou irritação peniana?

Não, a circuncisão não acarreta nenhum tipo de malefício à saúde. Se forem respeitados os critérios, ou seja, se a criança nascer com saúde, e o profissional que realizará o procedimento for capacitado, a circuncisão é um procedimento extremamente seguro, simples e benéfico para a criança.

 

 
TEXTO ANTERIOR
MENU